RELATÓRIO
COLETIVO
TURMA:
INFANTIL I
SALA:
05
PROFESSORA
DA MANHÃ: SONIA MOLEIRO MATYAS
PROFESSORA
DA, TARDE: ALINE NASCIMENTO DO
ESPIRITO SANTO
AUXILIAR
EM EDUCAÇÃO: ANDREIA CRISTINA CRUZ
|
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”.
Rubem Alves
Senhores
Pais ou Responsáveis:
Este relatório tem a
finalidade de discorrer sobre o período de adaptação, as aprendizagens, os
interesses das crianças e os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.
Equipe
da EMEB “RUBEM ALVES”
RELATÓRIO
COLETIVO
Nossa
turma é composta de 08 crianças, sendo 03 meninas e 05 meninos, com faixa
etária de 1 ano e 4 meses a 1 ano e 8 meses, apenas uma delas no início não
andava, começou a andar na metade do mês de abril, os demais no início andavam,
mas ainda não tinham muito equilíbrio
caiam bastante, agora já estão caminhando bem melhor.
Hoje as crianças já circulam pela escola,
muitas vezes seguindo as orientações das educadoras, demonstrando alegria,
brincam bem no espaço criativo, a maioria, já sobe no escorregador sozinho e
exploram os outros brinquedos, no parque de areia também.
Também
percebemos que algumas crianças já se socializam em algumas brincadeiras,
formando grupinhos mesmo sem dialogo oral.
A
forma de comunicação da maioria das crianças são os gestos. Todos atendem
quando chamamos pelo nome.
Neste
mês algumas crianças já entendem algumas instruções como: vamos tomar café, vamos para a sala, parque de areia...
A maioria
das crianças não gostam de ter suas vontades contrariadas, e mostram-se
impacientes, quando tem que esperar sua vez de participar de algumas
brincadeiras como no escorregador, balanço, nestas ocasiões procuramos
conversar com eles e explicar que todos terão sua vez, sua oportunidade de
participar.
No trabalho realizado com a turma, procuramos
promover atividades pedagógicas que aproximassem e criassem vínculos com as
educadoras, amigos e ambiente escolar, e respeitando a individualidade de cada
criança, de maneira que elas avançassem na criatividade e na conquista de sua
autonomia.
Agradecemos
a parceria das famílias e esperamos poder continuar contando com ela ao longo
do ano.
Brincando com
gelatina
Infantil I A – Maio de 2019
Preparamos dois recipientes contendo gelatina dos sabores limão e maracujá. Além da delícia de usufruir desse momento, também fizemos uma surpresa para nossas crianças...a gelatina foi preparada com algumas miniaturas imersas. A atividade a ser desenvolvida vai de encontro com a proposta da BNCC, contemplando os campos de experiências “O eu, o outro e o nós” e “Traços, sons, cores e formas” os quais norteiam nosso planejamento periodicamente.
Ao chegar ao local proposto, sentamos em círculo, a fim de proporcionar uma melhor visualização e favorecer a troca de experiências entre “os pequenos”. As crianças puderam tocar, experimentar os sabores e brincar das mais diversas formas possíveis. Com essa atividade, oportunizamos as crianças a adquirirem experiências de temperatura, textura, exploração do paladar e olfato, bem como a total liberdade da partilha com os demais coleguinhas desse momento
tão prazeroso.
No início, ficaram olhando para os
recipientes, foi então que resolvemos dar o primeiro passo, instigando-os a
colocar a mão na gelatina e em seguida levá-la a boca. Após essa iniciativa,
começaram a explorar, dando início a um momento de aprendizagens e descobertas.
“Bebês
usam todos os sentidos para ver o mundo! O corpo todo é uma antena voltada para
o conhecimento: pegam objetos e os passam na pele, sentem as texturas e as
temperaturas, levam-nos à boca, encostam no nariz e ouvem os ruídos com
atenção.” (Práticas comentadas para inspirar, 2017, p.94).
Texturas
e sensações
Infantil
I A – Junho/2019
Nossos
sentidos se desenvolvem no decorrer de toda vida, mas sabemos que é nos
primeiros anos que iniciamos a percepção do mundo, através do que vemos,
ouvimos, provamos, cheiramos e sentimos. Por isso proporcionamos às crianças o
contato com diversas sensações.
Preparamos
a sala com os diferentes materiais como: algodão, espuma, lentilha, arroz,
caixa de ovo, tapete e argolas.
Quando
as crianças entraram na sala perceberam os materiais, mostramos cada item e as deixamos
escolherem. Elas puderam tocar, sentir as diversas sensações com as mãos e os
pés.
Observar
os bebês e crianças explorando e compreendendo o mundo a seu redor é para mim
uma das coisas mais emocionantes do mundo. (John Holt, 2011)
Com
recursos apresentados, as crianças se divertiram muito, além de exercitar o
tato, fizeram várias descobertas com a experimentação de texturas, e com isso
proporcionamos o contato com diferentes sensações, desta forma ampliando a
consciência de si próprio e do mundo que a rodeia. A BNCC aponta que cada experiência
vivida pelas crianças, as ajuda a conhecer o mundo.
Referências:
BRASIL. Base Nacional Comum
Curricular, Ministério da Educação, Brasília 2017.
HOLT, John. Como as crianças aprendem, ed. Verus, Campinas,
2007
ATIVIDADE
PISANDO EM OVOS - Julho
/ 2019
/ 2019
Nossa turminha está
vivenciando experiências através das sensações. Sabemos que nessa faixa etária,
as descobertas vêm pelas experiências vividas através dos sentidos. Portanto
daremos continuidade às nossas atividades de exploração, para que eles possam experimentar
várias sensações.
A proposta do dia foi um
tapete com casca de ovos, depois de lavadas e secas, forramos o chão com papel kraft,
logo colocamos as cascas espalhadas por todo papel.
No primeiro momento, as
educadoras tiraram os sapatos e foram até o tapete, para demonstrar e vivenciar
junto com as crianças essa experiência. Num segundo momento, as crianças
tiveram a oportunidade de tirar os sapatos e entrar na brincadeira.
A princípio Lucas, Isaac e
Maria Clara não quiseram entrar no tapete preferiram observar e explorar com as
mãos as cascas, logo após perceberem os amigos e com incentivo das educadoras
entraram e mesmo com um pouco de insegurança puderam vivenciar essa sensação.
Brayan foi o primeiro a
entrar, logo depois o Davi e juntos pisaram sem medo, e aproveitaram todo
momento em nosso tapete, Anna Lydia ficou entre pisar e pegar nas mãos, e cada
vez que quebrava uma casca olhava para uma das educadoras e sorria,
demonstrando que estava gostando da sensação. Isabella, deu preferência em quebrar
a casca com a mão, passando maior tempo sentada pegando as cascas.
Através dessa experiência as
crianças puderam ter a sensação de movimentar -se sobre o tapete e conhecer
mais uma nova textura explorando livremente, e apresentaram iniciativa para
pedir ajuda quando foi necessário. Essa proposta auxiliou no desenvolvimento da
coordenação motora, equilíbrio, atenção e sentidos, além de ter sido bem
divertida.
SETEMBRO
ATIVIDADE INTERSALAS
As atividades de intersalas
fazem parte da rotina na educação infantil. Em nossa escola essas atividades
acontecem todas as quartas feiras, uma semana no período da manhã, na outra
semana período da tarde. Cada sala (professora) prepara uma proposta para
receber as crianças (para que todos da escola possam vivenciar).
Propostas: consultório médico (nossa sala), luz e sombra, escritório, brincadeiras heurísticas, parque, espaço criativo com cada semana uma proposta como simbólica ou circuito (único espaço que era mudado por semana).
Sabemos da importância desse
momento para o desenvolvimento da autonomia e troca de experiências entre as
crianças de diferentes faixas etárias e turmas.
Atividade é desenvolvida da
seguinte forma: na sala e espaço que são possíveis (parque e espaço criativo)
as professoras organizam cada proposta, para que todas as crianças da escola,
possam usufruir e ter vivências diferenciadas e por suas preferências.
Em nossa sala, conversamos e
explicamos cada proposta oferecida e os deixamos escolher onde querem brincar.
No inicio as crianças
preferiam ficar na nossa sala com as educadoras de referência. A atividade proposta na sala era uma simbólica de consultório médico, mesmo levando em outros
espaços/salas eles voltavam para lá, logo após terem mais segurança em
algumas semanas já realizada essa atividade, algumas crianças passaram a brincar
em outras propostas oferecidas.
OUTUBRO
Materiais utilizados:
pincel, buchinha, rolinho, tinta guache cores diversas, e papel krafit.
Nosso objetivo: Ampliar o desenvolvimento da imaginação e criatividade; explorar diferentes materiais e objetos; experimentar diferentes sensações, avaliar o movimento de pinça ao manusear o pincel, rolo de pintura e a espoja, respeitar o colega e o espaço alheio, estimular a percepção visual e oralidade, despertar o gosto pela arte.
No decorrer do ano, pretendemos ampliar a diversidade de materiais, a serem explorados pelas crianças, utilizando materiais heurísticos, como por exemplo: folhas de arvores, gravetos, pedrinhas, tecido, garrafas plásticas, rolhas entre outros. E ajudar as crianças quando elas pedirem auxilio, permitir a exploração dos materiais livremente sem intervenção dos adultos.
Prendemos o papel no chão e
deixamos as crianças a vontade para que explorassem utilizando os materiais
escolhidos, bem como as partes do corpo que quisessem. Primeiro, demonstramos
como seria feita a atividade e apresentamos os materiais. Em seguida,
distribuímos os materiais pelo espaço e as crianças iniciaram a atividade
livremente.
Essa proposta auxilia a desenvolver
a expressão
e comunicação; criação e experimentação de diversas linguagens e formas
expressivas; vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e
artístico.
As formas de expressão das crianças e o que
expressam quando brincam, desenham, pintam, dançam, contam histórias ou fazem
relatos explicam a sua visão de como as coisas funcionam. Tudo isso são as
culturas infantis, ou seja, as formas como as crianças veem, expressam e
interpretam o mundo que vão conhecendo. A partir desse brincar mais simples,
livre e amplo, a criança se descobre e explora o mundo.
“a
Educação infantil precisa promover experiencias nas quais as crianças possuam
fazer observações, manipular objetos e explorar seu entorno, levantar hipóteses
e consultar fontes de informações para buscar respostas, as suas curiosidades e
indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidade para que as
crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam
utiliza-los em seu cotidiano.” ( BRASIL, 2017.p.41)
DEZEMBRO
Sábado com as famílias
No
dia 23/11 tivemos a oportunidade de apresentar para as famílias dos nossos
alunos, o que eles fazem na creche. Nesse dia cada sala, fez exposição do tema
do projeto realizado no decorrer do ano...
Em
nossa sala, infantil IA, as famílias puderam vivenciar as experiências que a
música pode nos proporcionar. Através de instrumentos disponibilizado na sala, crianças
e adultos tiveram oportunidade de tocar, cantar e dançar. Foi um momento bem
prazeroso.
Quando
trazemos nossa família para nosso convívio escolar , promovemos a
autoconfiança, autoestima, essas habilidades ajudam a criança a valorizar sua escola.
O envolvimento das famílias no
desenvolvimento dos filhos é essencial na vida de qualquer indivíduo.
Agradecemos
a todas famílias, por ser presentes, por incentivar e valorizar nossos crianças no ambiente
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Obrigado por compartilhar sua opinião com a gente! Seu comentário será visualizado por um administrador primeiro, e depois será publicado.