Infantil I C




MAIO / 2019


Atividade: Pintura com o sumo da beterraba no papel canson.
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
Objetivos: Explorar uma tinta natural, fazendo suas marcas gráficas.
                                                                      
Segundo as Diretrizes Nacionais Curriculares:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e Garantir experiências que:
Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura (BRASIL, 2009)

Sabendo que as crianças da nossa faixa etária são curiosas, se interessam por cores e materiais diferentes, decidimos fazer uma experiência… uma pintura com tinta de beterraba.
Primeiramente mostrei a beterraba, neste momento as crianças tiveram oportunidade de tocá-la, sentí-la… Aproveitei para falar que às vezes é servida na hora do almoço. Depois da exploração, cortei as beterrabas  e as coloquei no liquidificador com um pouco de água, sempre mostrando e verbalizando para as crianças o que estava fazendo. 


O sumo ficou pronto e então descemos ao ateliê onde foram disponibilizados pinceis, papel canson e nossa tinta recém-produzida. No início algumas crianças ficaram um pouco mais inibidas, mas com um pequeno incentivo, logo se envolveram. Deslizaram seus pinceis sobre as folhas, olhavam as marcas produzidas, demonstrando felicidade! Alguns inclusive experimentaram a tinta com as mãos também. Foi uma atividade muito prazerosa!









Referência:
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.Câmara De Educação Básica . Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009b, Seção 1, P. 18



                                             JUNHO / 2019

Atividade: Trabalhando com Argila
Campos de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivo: Explorar forma e textura da argila.
Visando proporcionar novas experiências de manipulação no campo das artes, levamos as crianças ao ateliê e distribuímos para cada uma delas uma porção de argila, a princípio com a intencionalidade de observar qual o conhecimento que tinham desse material. Como percebemos que nenhuma delas demonstrou familiaridade, estimulamos então para que começassem a manipular. No início houve uma resistência ao perceberem que suas mãos ficavam sujas, mas aos poucos a maioria começou a fazer suas produções e alguns logo chamavam atenção para as formas que faziam. Outros, aos poucos com nossos estímulos, se esforçavam para conseguir fazer formas também.
No final dessa atividade, pudemos perceber que gostaram, pois a restrição inicial já não existia mais. Voltaremos a reprogramar mais momentos como esse.                                       




















  

“As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte.”
(Referencial Curricular Nacional Infantil vol 3, 1998)
REFERÊNCIA:

BRASIL, Referencial Curricular Nacional Infantil vol 3, 1998 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf-  acesso em 13/06/19- 16:00


                                                JULHO / 2019
EMEB Rubem Alves

Turma: Infantil IC
 Educadoras: Rose, Eni, Marli
Atividade: Pintura com cola colorida no plástico bolha.
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
Objetivos: Manusear e explorar diferente tipo de material, fazendo suas marcas gráficas.

     De acordo com o Referencial Curricular Nacional(RCNEI, 1998), as artes visuais estão presentes:
no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.(p.85).

    As crianças estão em uma fase muito importante e prazerosa, pois estão cheias de curiosidades e vontade de aprender. Por isso propomos uma atividade com cola colorida e plástico bolha. Colamos o plástico bolha em um suporte de papel color set para que as crianças pudessem desenvolver a atividade com mais praticidade.  As crianças tiveram a oportunidade de escolher a cor do suporte e manusear o plástico bolha. Havia quatro cores disponíveis: rosa, azul, verde e preto. Assim que chamamos a Alice para escolher o seu, ela foi logo dizendo:
— Quero “osa” (rosa).

Miguel Lopes disse:
— Eu, verde. 

As demais crianças também escolheram suas cores falando ou apontando.
Descemos ao ateliê onde foram disponibilizados as colas coloridas e os suportes para as crianças iniciarem a atividade. 
No início Anthony descolou o plástico bolha do seu suporte, colamos novamente e logo ele começou a espalhar a cola sobre o plástico com os seus dedinhos.Assim que deixou sua marca gráfica no plástico resolveu deixar também na mesa, olhando e apreciando.
 Isabelle parecia estar muito feliz, assim que percebeu que estávamos tirando foto dela, nos olhou demonstrando bastante alegria.
Luis terminou sua atividade e ficou tentando tirar a cola dos seus dedinhos. 

Melissa também olhava para suas mãozinhas que estavam cheias de cola, assim que terminou sua atividade. 
As crianças fizeram suas produções, sentindo a textura do plástico bolha e da cola colorida com bastante atenção, pintando e explorando todo o suporte. Foi um momento prazeroso de experiência e alegria para a turma!!!









AGOSTO

ATIVIDADE: ATELIÊ - PINTURA

MATERIAL: PEDAÇOS DE CAIXAS DE OVOS E RECORTES DE PAPEL CARTÃO, TINTA GUACHE E PINCEL.
OBJETIVOS: Utilizar material com textura e formas diferentes, explorando cores.

Hoje era dia de atividade no ateliê e ao conversar com as crianças sobre a atividade que iríamos fazer, eles ficaram ansiosos para descer a rampa e chegar logo. Após ajudá-los a vestir os aventais, eles escolheram seus lugares nas mesas. Distribuímos os materiais para cada um e as tintas nas bandejas com divisões. Cada um escolheu as cores que desejava e começou a pintar a parte de caixas de ovos. Quando acabaram essa etapa, distribuímos o papel cartão recortado em formas de folhas e as crianças as pintaram como desejavam. Como nosso tempo não permitia a finalização, deixamos todo o material distribuído para secagem. Em uma segunda etapa, finalizaremos o acabamento dos bichinhos que irão levar para casa após montagem e apreciação em outro momento. Durante as atividades de artes pudemos observar avanços nos movimentos, autonomia e oralidade, porque alguns nos chamam para demonstrar e nomear o que estão fazendo e outros de forma não verbal, se esforçam para fazê-lo. O Felipe falou: “-o meu tá colorido.”, molhando o pincel em tintas diferentes a cada pincelada. A Alice chegou a abaixar para pintar bem dentro dos vãos da caixa de ovos. O Miguel Lopes cuidadosamente pincelava para que ficasse bem colorido. O Luis sorrindo chamava a atenção para sua produção.
REFERÊNCIA: Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.). (BNCC pág. 39).














SETEMBRO
Educadoras: Rose, Eni, Marli 
Atividade: Brincadeira- Elefante 


Brincar e interagir são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolveSabendo que as brincadeiras na Educação Infantil promovem a autonomia, a reflexão, a criatividade e a imaginação, e que as crianças da nossa faixa etária são curiosas e se interessam pelas brincadeiras, decidimos fazer essa experiência. Uma brincadeira cantada que adaptamos, para o infantil I. 
Iniciei explicando como seria a brincadeira, apesar de já ter brincado com eles em outros momentos. Comecei a cantar e flexionando os joelhos para baixo: " -um elefante se balançava numa teia de aranha e quando viram que ela resistia foram chamar mais elefantes." “As crianças são os elefantes”! Enquanto isso, as crianças ficam sentadas esperando serem chamadas. Nessa brincadeira, o adulto vai chamando uma criança por vez, mas devido a faixa etária, para que não haja muito  tempo de espera, fomos chamando mais crianças cada vez que cantávamos. Todas as vezes que chamássemos as crianças elas também teriam que se  movimentar comprimindo os joelhos para baixo. Em seguida  contamos e perguntamos quantos “elefantes” tem na teia. Ao final, depois que todos foram chamados, falamos que a teia não resistiu e os elefantes foram para o chão. E nesse momento todos se jogam no chão. 


No início Alice falou: “- Chama eu Ose. Então expliquei novamente que todos seriam chamados e dessa forma ela entendeu e esperou a sua vez. Conforme eu contava os elefantes Eduardo repetia a minha fala: 1, 2, 3… e ao final quando os elefantes tinham que jogar-se no chão, Felipe falou: “- No chão não!” 
As crianças entraram na brincadeira demonstrando prazer e curiosidade!



OUTUBRO



EXPERIMENTAÇÃO E PINTURA COM BETERRABA

OBJETIVO: Respeitar regras básicas de convívio social, experimentar alimentos diversos, utilizar materiais variados e desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para pintar.









                    
                     
                    
                 
             




Hoje fizemos a experimentação da beterraba. As crianças viram a beterraba cozida e crua com a casca. Na primeira etapa, descasquei a cozida e depois cortei em cubinhos, distribuindo em pratinhos. Todos experimentaram, a maioria mas o Felipe, o Anthony, o Enzo, a Alícia e o Miguel Angelo não quiseram comer. A Heloisa pediu ‘mais” e o Luis também, seguidos pelo Eduardo, o Joaquim e a Alice. O Luis repetiu 4 vezes e ao ver que sobrou no pote grande, começou a servir sozinho, acabando com a beterraba restante. Na etapa seguinte, as crianças puderam observar ralar a beterraba crua e experimentaram, mas nenhum deles gostou. O Felipe disse “não quero pô”. Depois, bati no liquidificador algumas beterrabas cruas com água, demonstrei para as crianças o antes e o depois de batido. No final, cada um pode fazer a sua pintura com a tinta da beterraba batida e bolinhas de algodão no papel camurça branco.


















“sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).



NOVEMBRO


 Roda de conversa e teatro sobre o mosquito da dengue


As crianças dessa faixa etária são curiosas e estão dispostas a aprender tudo que lhes ensinamos. Hoje fizemos uma atividade sobre  o mosquito da dengue para informar as crianças sobre  o perigo que ele traz para a nossa saúde. Primeiramente fizemos uma roda de conversa dentro da sala de aula, para  explicar quais os cuidados que devemos ter para evitar que o mosquito  se aproximem da gente. Expliquei que íamos assistir um vídeo que abordava o assunto e que depois iríamos pegar uma lupa e verificar se tinha algum foco do mosquito na escola. Em seguida levamos as crianças até o espaço criativo para  assistirem o vídeo. Após assistirmos, voltamos para a sala,  e novamente fizemos outra  roda de conversa  para questionar as crianças, saber se tinham entendido.



Ficamos surpresa de ver que algumas crianças conseguiram entender a mensagem. Assim que perguntei sobre o que se tratava o vídeo, Alice logo falou: mosquitinho morde, pica. Então perguntei para ela: E se o mosquito morder o que acontece? Alice respondeu:"-A gente  fica dodói!". Melissa também falou: "- O mosquito morde a gente, e ele sobe na parede!". Henry disse: "- As pessoas tava batendo na cara do bicho."
Nesse momento perguntei: "-Podemos deixar água parada nos vasos de planta, nos pneus? Alice logo respondeu:" -Não pode deixar água no pneu porque o bicho morde!" Em seguida perguntei, e podemos deixar garrafa virada para cima? Alice respondeu: " -Não, não, balançando o dedinho!" Melissa também disse: "-Não!". Posteriormente entreguei uma lupa para cada criança e saímos à “procura do mosquito”. Antes de entregar as lupas perguntei:"- O que é isso, para que serve? Alice respondeu: "- É para procurar o bicho!" E então fomos à caça do mosquito. Descemos pela rampa e logo que passamos do lado da plantação da cenoura da turminha do infantil IID, Eduardo parou e ficou olhando, então eu perguntei: "-Dudu, tem algum mosquito aí?". E ele respondeu: "-Não!".

Chegando em frente do ralo que há em frente da entrada da escola Melissa agachou e falou: “-Vou procurar o mosquito aqui”. Ela ficou olhando por uns instantes e em seguida fiz a pergunta: "-E aí Melissa, você achou o mosquito?". E ela respondeu: "-Não, não tem!".



As crianças  nos encantaram  com suas narrativas. Essa foi uma experiência significativa e prazerosa!!!


DEZEMBRO



Nessa simbólica a Alícia estava com o estetoscópio no pescoço e quando o Anthony passava perto, ela o puxou para auscultá-lo. Ele estranhou e tentou se desvencilhar, mas ela o segurou e passou a examiná-lo, quando então ele passou a interagir, observando-a demonstrando interesse no que ela estava fazendo. Ambos ficaram assim por bastante tempo. O que demonstra avanço pois as crianças estão interagindo em diversas situações e por um período mais prolongado, mais tranquilos e trazendo suas experiências de vida nesses momentos.   
“sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).


















2 comentários:

  1. Que delícia ver nossos pequenos aprendendo, interagindo e se divertindo. Obrigada por cuidarem tão bem dos nossos bens mais preciosos. Que Deus abençoe vcs

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  2. Olá Boa Tarde!

    É muito gratificante ver o desenvolvimento das nossas crianças. Parabéns a todos pelo excelente trabalho.

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