Infantil II B





JUNHO / 2019


                                        EMEB RUBEM ALVES  17/06/2019
Turma: Infantil II B
Campo de experiência: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
                            Atividade: Brincadeiras de livre exploração – Parque de Areia

   Segundo o Blog Tempo de Creche
A areia desperta o interesse de crianças de qualquer contexto, das grandes cidades às comunidades rurais e indígenas. É fácil brincar com areia, bastam as mãos! Encher baldes, potes e fôrmas, fazer comidinhas, planejar castelos e outras construções, favorecem aprendizados. São experiências que testam as possibilidades do material: resistência, consistência, formatação, temperatura, umidade e permanência do que é construído, provocando o simbólico com muitas possibilidades criativas”.


Brincadeira de livre interação...
Com os objetivos que as crianças socializem entre si e possibilitar a escolher brincadeiras de sua preferência.
·         Seja na exploração da areia com baldinhos e pazinhas ou brincar no Balanço, Gangorra e Escorregador.
















De acordo com a BNCC O brincar na Educação Infantil, portanto, oportuniza muitas possibilidades para que a criança experimente, interaja, explore, crie, se expresse, entre outras possibilidades, cabendo ao professor oferecer os recursos e espaços planejados intencionalmente para a promoção do desenvolvimento de cada uma delas.”




O brincar na areia vai além de se sujar! Possibilita a criança desenvolver o tato através da explorações das texturas, e também manusear objetos como suporte na brincadeiras.  Desse modo amplia as possibilidades de exploração e enriquece a brincadeira.











O faz de conta está presente nas brincadeiras infantis, tanto numa brincadeira como casinha ou até mesmo no parque de areia (Na construção dos castelos ou em um bolo de areia feito com baldinhos.) Desde muito pequenas, as crianças são curiosas e observadoras e estabelecem relações com os objetos, pessoas e situações que acontecem a sua volta.  Interação, socialização e a busca por autonomia servem como experiências de aprendizagem.
“A Educação infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar resposta as suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utiliza-los em seu cotidiano” (BRASIL, 2017. P.41)














Procuramos oportunizar momentos para nossa turma de descoberta e de exploração! Que as crianças brinquem livremente; participem de atividades dirigidas e acima de tudo, que possamos ajudá-las na busca por autonomia. É através do brincar na areia que as crianças podem expressar sua criatividade seja criando castelos, bolos ou brincando com as texturas.







REFERÊNCIAS

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

PARAMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf





AGOSTO

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O EU, O OUTRO E O NÓS/ ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

ATIVIDADES: LEITURA DAS IMAGENS/ MANUSEIO DE LIVROS.




Quando contamos uma história para uma criança, damos a ela possibilidades de imaginar e criar. Através das histórias, as crianças aprendem outras culturas, valores, além de estimular a oralidade e concentração.



Segundo a BNCC:“As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo”.

Objetivos:

·         Enriquecer o imaginário infantil;
·         Proporcionar situações de socialização;
·         Aprender a respeitar os ritmos, os interesses e os desejos das outras crianças;
·         Estimular a oralidade;
·         Desenvolver a capacidade de concentração, a memória e o cuidado com os livros;
·         Ter contato com diferentes instrumentos e suportes de escrita;



Fizemos uma roda de história  com as crianças antes de realizar o manuseio de livros. Chegando á biblioteca, Felipe perguntou:
- Cadê o livro do morango? Referindo-se ao livro (O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado).
Enquanto Murilo questionou em que lugar estava o livro do lobo (O Lobo e os Sete Cabritinhos).
Neste momento auxiliamos Felipe e Murilo a procurar os livros que tanto queriam. Incentivamos as crianças a manusear com cuidado, ver e “ler” as ilustrações, localizar os livros nas estantes, apreciar e trocar de livro com o colega.






         
“A leitura é algo enriquecedor na formação do indivíduo. Além de ampliar o vocabulário, a leitura é um grande exercício para a imaginação. Ao ouvir uma história com atenção a mente humana tende a projetar no campo da imaginação o enredo da mesma. O mesmo acontece com leitura. A convivência com a oralidade desde muito cedo pode aguçar o desejo pela leitura. E, nesse sentido, o universo de criatividade e curiosidade é expandido.”
(Blog Pensar Pedagógico)


























REFERÊNCIAS:

BASE COMUM CURRICULAR. 
BLOG PENSAR PEDAGÓGICO.

NOVA ESCOLA


SETEMBRO

Apresentação do Inhame

Desde cedo as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem e obterem hábitos de alimentação saudável para que elas possam ter um bom desenvolvimento. O projeto “alimentação Saudável” tem como objetivo apresenta-los diferentes tipos de frutas, verduras e legumes e incentivá-los de forma lúdica e prazerosa a consumir esses alimentos.


“As crianças aprendem por meio da brincadeira, pois o brincar é o seu trabalho”.  (Maria Montessori)


Hoje foi dia de apresentar e degustar o Inhame. A degustação desse alimento faz parte do projeto coletivo Alimentação Saudável. Apresentamos o tubérculo contando uma história, João e o doutor, usando fantoches e alguns objetos.


 
A história fala de João que não tinha ânimo para brincar, só ficava deitado. Sua mãe preocupada resolve levá-lo ao médico. O doutor após examiná-lo não consegue verificar nenhum problema de saúde, então resolve perguntar sobre sua alimentação e descobre que ele só comia arroz. O médico então diz que o seu problema é fraqueza por causa da sua alimentação e aconselha João a se alimentar melhor, com alimentos variados e um prato bem colorido. João a partir de então começou a seguir a orientação do doutor. Passou a se alimentar de forma mais saudável.  Durante a história João interagia com as crianças. Ao mostrar seu prato colorido cheio de legumes João perguntava para as crianças: 
“- O que é isso?” 
 Lívia Guedes: “– Cenoura!”
Joaõ: “- Que cor é a cenoura?”
Gustavo: “- Amarela”
João: “-O que é isso?”
Murilo: “-Tomate.”
João: “-Que cor é esse tomate?”
Ana Luísa: “-Vermelho.”

 João mostrou o inhame cru e cozido para as crianças e falou sobre a importância de comer esse alimento. Em seguida perguntou:

“- O que é isso?”

      As crianças responderam que não sabiam. João então falou que se chamava inhame e que pode ser feito de várias formas: cozido na sopa, na carne, como purê e como pão. Distribuiu o inhame para as crianças sentirem a sua consistência, textura e cor. Em seguida serviu as crianças com pedaços de inhame. E assim as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o inhame.






OUTUBRO

  Os cantos de atividades diversificadas foram feitas na semana da criança no espaço criativo de nossa creche. Nossa turma dividiu o espaço com a turma do infantil IIA.
As propostas dos cantos de atividades diversificadas foram: mesa com massa de modelar, com brinquedos, folhas e pilão de madeira, oca com livros, lousa com giz, sucatas, panelas e macarrão.


Antes de ir ao espaço conversamos com as crianças antecipando quais proposta teriam e deixamos as crianças livres para escolher onde queriam brincar.


“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL,2017, p.36)












ATÉ O PRÓXIMO MÊS!!!!!!


NOVEMBRO


CONSTRUÇÃO DO MINHOCÁRIO



 E chegou o dia de construir nosso minhocário. Em roda conversamos com as crianças explicando o que íamos fazer. Todos participaram colocando pedra , areia, cascalho e terra no recipiente. 




  

   A construção do minhocário permite que os alunos conheçam uma representação do habitat destes animais. 

As minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta habilidade reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo que enriquece o solo, uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.  


DEZEMBRO

“A PERCEPÇÃO TÁTIL É A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR DIFERENTES TEXTURAS, MATERIAIS, TEMPERATURAS E FORMAS.
  PORTANTO, É ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS, QUE AS CRIANÇAS VÃO DESCOBRINDO O MUNDO, COM ESTÍMULOS E SENSAÇÕES”.

TODOS ESTES MOMENTOS TEM SABOR DE DESCOBERTA.



 “A Educação infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno”
                                                                                                                     (BRASIL, 2017, p 41)














Um comentário:

  1. Poderiam postar as fotos do Infantil II B que estão no relatório coletivo para que pudessemos ver em tamanho maior. As outras turmas estão assim. Obrigada

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