JUNHO / 2019
EMEB RUBEM ALVES 17/06/2019
Turma: Infantil II B
Campo de experiência: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES
Atividade: Brincadeiras de livre exploração – Parque
de Areia
|
Segundo o Blog
Tempo de Creche
“A areia desperta o interesse de
crianças de qualquer contexto, das grandes cidades às comunidades rurais e
indígenas. É fácil brincar com areia, bastam as mãos! Encher baldes, potes e
fôrmas, fazer comidinhas, planejar castelos e outras construções, favorecem
aprendizados. São experiências que testam as possibilidades do material:
resistência, consistência, formatação, temperatura, umidade
e permanência do que é construído, provocando o simbólico com muitas
possibilidades criativas”.
Brincadeira de livre interação...
Com os objetivos
que as crianças socializem entre si e possibilitar a escolher brincadeiras de
sua preferência.
·
Seja na
exploração da areia com baldinhos e pazinhas ou brincar no Balanço, Gangorra e
Escorregador.
De acordo com a BNCC “O brincar na Educação Infantil, portanto,
oportuniza muitas possibilidades para que a criança experimente, interaja,
explore, crie, se expresse, entre outras possibilidades, cabendo ao professor
oferecer os recursos e espaços planejados intencionalmente para a promoção do
desenvolvimento de cada uma delas.”
O brincar na areia
vai além de se sujar! Possibilita a criança desenvolver o tato através da
explorações das texturas, e também manusear objetos como suporte na brincadeiras. Desse modo amplia as possibilidades de
exploração e enriquece a brincadeira.
O faz de conta está
presente nas brincadeiras infantis, tanto numa brincadeira como casinha ou até
mesmo no parque de areia (Na construção dos castelos ou em um bolo de areia feito
com baldinhos.) Desde muito pequenas, as crianças são curiosas e observadoras e
estabelecem relações com os objetos, pessoas e situações que acontecem a sua
volta. Interação, socialização e a busca
por autonomia servem como experiências de aprendizagem.
“A Educação infantil precisa
promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular
objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes
de informação para buscar resposta as suas curiosidades e indagações. Assim, a
instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem
seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utiliza-los em seu
cotidiano” (BRASIL, 2017.
P.41)
Procuramos oportunizar
momentos para nossa turma de descoberta e de exploração! Que as crianças brinquem
livremente; participem de atividades dirigidas e acima de tudo, que possamos
ajudá-las na busca por autonomia. É através do brincar na areia que as crianças
podem expressar sua criatividade seja criando castelos, bolos ou brincando com
as texturas.
REFERÊNCIAS
BLOG TEMPO DE CRECHE: http://www.tempodecreche.com.br/espaco-de-coordenar/um-tratado-sobre-o-tanque-de-areia/
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
PARAMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf
AGOSTO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O EU, O
OUTRO E O NÓS/ ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
ATIVIDADES: LEITURA DAS IMAGENS/ MANUSEIO DE LIVROS.
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Quando
contamos uma história para uma criança, damos a ela possibilidades de imaginar
e criar. Através das histórias, as crianças aprendem outras culturas, valores,
além de estimular a oralidade e concentração.
Segundo
a BNCC:“As experiências com a literatura infantil, propostas pelo
educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o
desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação
do conhecimento de mundo”.
Objetivos:
·
Enriquecer
o imaginário infantil;
·
Proporcionar situações de socialização;
·
Aprender a respeitar os ritmos, os interesses e os
desejos das outras crianças;
·
Estimular a oralidade;
·
Desenvolver a capacidade de concentração, a
memória e o cuidado com os livros;
·
Ter contato com diferentes instrumentos e suportes
de escrita;
Fizemos uma roda de história com as crianças antes de realizar o manuseio
de livros. Chegando á biblioteca, Felipe
perguntou:
- Cadê o livro do morango? Referindo-se ao
livro (O Ratinho, o Morango Vermelho
Maduro e o Grande Urso Esfomeado).
Enquanto Murilo questionou em que lugar
estava o livro do lobo (O Lobo e os Sete Cabritinhos).
Neste
momento auxiliamos Felipe e Murilo a procurar os livros que tanto queriam. Incentivamos
as crianças a manusear com cuidado, ver e “ler” as ilustrações, localizar os
livros nas estantes, apreciar e trocar de livro com o colega.
“A
leitura é algo enriquecedor na formação do indivíduo. Além de ampliar o
vocabulário, a leitura é um grande exercício para a imaginação. Ao ouvir uma
história com atenção a mente humana tende a projetar no campo da imaginação o
enredo da mesma. O mesmo acontece com leitura. A convivência com a oralidade desde
muito cedo pode aguçar o desejo pela leitura. E, nesse sentido, o universo de
criatividade e curiosidade é expandido.”
(Blog Pensar Pedagógico)
REFERÊNCIAS:
BASE COMUM
CURRICULAR.
BLOG PENSAR PEDAGÓGICO.
NOVA ESCOLA
SETEMBRO
Apresentação
do Inhame
Desde
cedo as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem e obterem hábitos de
alimentação saudável para que elas possam ter um bom desenvolvimento. O projeto
“alimentação Saudável” tem como objetivo apresenta-los diferentes tipos de
frutas, verduras e legumes e incentivá-los de forma lúdica e prazerosa a
consumir esses alimentos.
“As crianças aprendem por
meio da brincadeira, pois o brincar é o seu trabalho”. (Maria Montessori)
Hoje
foi dia de apresentar e degustar o Inhame. A degustação desse alimento faz
parte do projeto coletivo Alimentação Saudável. Apresentamos o tubérculo
contando uma história, João e o doutor, usando fantoches e alguns objetos.
A
história fala de João que não tinha ânimo para brincar, só ficava deitado. Sua
mãe preocupada resolve levá-lo ao médico. O doutor após examiná-lo não consegue
verificar nenhum problema de saúde, então resolve perguntar sobre sua
alimentação e descobre que ele só comia arroz. O médico então diz que o seu
problema é fraqueza por causa da sua alimentação e aconselha João a se
alimentar melhor, com alimentos variados e um prato bem colorido. João a partir
de então começou a seguir a orientação do doutor. Passou a se alimentar de
forma mais saudável. Durante a história
João interagia com as crianças. Ao mostrar seu prato colorido cheio de legumes
João perguntava para as crianças:
“- O que é isso?”
Lívia Guedes: “– Cenoura!”
Joaõ: “- Que cor é a
cenoura?”
Gustavo: “- Amarela”
João: “-O que é isso?”
Murilo: “-Tomate.”
João: “-Que cor é esse
tomate?”
Ana Luísa: “-Vermelho.”
João mostrou o inhame cru e cozido para as
crianças e falou sobre a importância de comer esse alimento. Em seguida
perguntou:
“- O que é isso?”
As crianças responderam que
não sabiam. João então falou que se chamava inhame e que pode ser feito de
várias formas: cozido na sopa, na carne, como purê e como pão. Distribuiu o
inhame para as crianças sentirem a sua consistência, textura e cor. Em seguida
serviu as crianças com pedaços de inhame. E assim as crianças tiveram a
oportunidade de conhecer e experimentar o inhame.
OUTUBRO
Os cantos de atividades diversificadas foram feitas na semana da criança
no espaço criativo de nossa creche. Nossa turma dividiu o espaço com a turma do
infantil IIA.
As propostas dos cantos de atividades diversificadas foram: mesa com
massa de modelar, com brinquedos, folhas e pilão de madeira, oca com livros,
lousa com giz, sucatas, panelas e macarrão.
Antes de ir ao espaço conversamos com as
crianças antecipando quais proposta teriam e deixamos as crianças livres para
escolher onde queriam brincar.
“Brincar
cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com
diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu
acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua
criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas,
cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL,2017, p.36)
ATÉ O PRÓXIMO MÊS!!!!!!
NOVEMBRO
CONSTRUÇÃO DO MINHOCÁRIO
E chegou o dia de construir nosso minhocário. Em roda conversamos com as crianças explicando o que íamos fazer. Todos participaram colocando pedra , areia, cascalho e terra no recipiente.
A construção do minhocário permite que os alunos conheçam uma representação do habitat destes animais.
As minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta habilidade reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo que enriquece o solo, uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.
DEZEMBRO
DEZEMBRO
“A PERCEPÇÃO TÁTIL
É A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR DIFERENTES TEXTURAS, MATERIAIS, TEMPERATURAS E
FORMAS.
PORTANTO, É ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS, QUE AS
CRIANÇAS VÃO DESCOBRINDO O MUNDO, COM ESTÍMULOS E SENSAÇÕES”.
TODOS ESTES MOMENTOS
TEM SABOR DE DESCOBERTA.
“A Educação infantil precisa promover
experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos,
investigar e explorar seu entorno”
(BRASIL, 2017, p 41)
Poderiam postar as fotos do Infantil II B que estão no relatório coletivo para que pudessemos ver em tamanho maior. As outras turmas estão assim. Obrigada
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